Páginas

27 de abr. de 2011

Viva o chocolate... curiosidades


"Viva o chocolate."  FIDEL CASTRO


"O tabaco pode matar, o chocolate não." Palavras de Fidel Castro,  presidente cubano, em Genebra no quinquagésimo aniversário da O.M.S., falando sobre os charutos: "são ruins para sua saúde, muito melhor um pedaço de chocolate."

A história do chocolate, como varias, começa com uma lenda no México, Quetzalcotal, a Serpente Emplumada, na época dos astecas: ...
        Era uma vez uma linda princesa e seu marido, um grande guerreiro,que a tinha deixado à guardar um tesouro. A princesa atacada pelos inimigos, resistiu e não revelou o esconderijo do grande tesouro. O inimigo, furioso,matou-a. Diz a lenda que do sangue da princesa nasceu a planta do cacau: semi-amargo como a dor, como sangue vermelho escuro, forte como a virtude.

Alguns estudos científicos demostram que é  afrodisíacocontém cafeína, teobromina e feniletilamina. Todos sabemos que a cafeína é uestimulante, enquanto teomobrina estimula o coração e o sistema nervosoFeniletilamina, ao contrário, age com humor, anti-depressivo.
Em soma, a combinação das três substâncias ajuda a tornar uma pessoa mais alegre e descontraído, mas também mais energizada.

Instrumento de troca entre os Maias

  1. As terras da Península de Yucatán, na costa do Pacífico da Guatemala e da selva de Chiapas foram os primeiros a conhecer a planta do cacau, porque, graças a umidade constante e terra fértil da floresta tropical que era habitat ideal para esta planta. A árvore de cacau é um tronco de árvore e seus frutos são geralmente oval e cercado por folhas verdes escuras. Os primeiros a cultivar o cacau foram os maias durante o reinado de Hunahpu (terceiro rei maya).
  2. O fruto dessa planta era tão importante para esta civilização que era usado como moeda; um coelho custava 10 sementes, 1 escravo 100 (quantidade útil para fazer cerca de 25 xícaras de chocolate) e até mesmo as prostitutas cobravam em sementes de cacau .
  3. Esta planta foi também apreciada pelas suas qualidades medicinais.
  4. O cacau também era usada em cerimônias religiosas: o soberano em auto-sacrifício,  misturava o sangue com chocolate para oferecer aos deuses.
  5. Os Maias bebiam cacau quente, misturando as sementes torradas e moídas com água.
  6. A parte mais deliciosa da bebida era a  espuma. Era consumido na forma sólida ou semi-líquido, misturado com farinha de milho.
  7. E ao longo do tempo foi-se acrescentado pimenta e frutas.
  8. O glifo de cacau é muito visto em vasos e hieróglifos maias, cenas de cerimônias religiosas e cenas mitológicas.
  9. Também foi cultivado pelos astecas após a conquista espanhola e o cacau começou a se difundir

Tipos de chocolates:

Chocolate ao leite
Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.
Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos em sua forma pura. Nozes, cremes, e outros componentes, por exemplo, acrescentam gorduras ao alimento

Chocolate amargo
Na semente do cacau, existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim).
Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.
De acordo com a nutricionista Andréia Torres, o ideal é seja consumida uma quantidade equivalente a mais ou menos dois quadrados, para receber os benefícios antioxidantes do chocolate amargo, pois em excesso ele se torna nocivo, como qualquer outro.

Chocolate Branco
O chocolate branco é constituído a partir apenas da manteiga de cacau, por isso, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes. É o tipo que mais causa controvérsias: enquanto é o preferido de muitos, outras pessoas nem o consideram chocolate, porque ele não contém o licor de chocolate, uma fermentação não alcoólica do cacau que é a peça chave na composição dos outros chocolates.
É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição
Chocolate Diete
Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias.
Porém, trocar açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor calórico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional. O ideal para quem quer emagrecer é prestar atenção nos valores nutricionais dos alimentos, escrito nos rótulos dos produtos.

Quem resiste a um chocolate??? Na minha casa a geladeira esta sempre cheia... ao coco, amargo, com castanhas de todo o  tipo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário