Páginas

21 de mai. de 2011

Mafalda


Mafalda 
Protagonista de quadrinhos escrita e desenhada pelo argentino Joaquín Lavado, nome artístico Quino. 
Entre 1964 a 1973 saíram muitas publicações Rebelde e preocupada pela humanidade, acaba colocando seus pais em situações difíceis, com perguntas de criança inocente com idéia superior a tal idade, perguntas essas que às vezes os adultos hesitam em responder, ou porque são difíceis responder ou porque são impossíveis.




Os Personagens:

Mafalda: tem 6 anos e odeia sopa. Interessada pelos problemas do mundo, especialmente com:  a guerra do Vietnã,  fome, política e racismo. Suas perguntas provocam crise de nervo, seu pai e sua mãe continuamente usam calmantes após suas perguntas.
Mãe (Raquel,  06/10/1964) e Pai (Angel, 29/09/1964): Um casal normal, o pai trabalha em um escritório para assegurados e é apaixonado de botânica; a mãe , dona de casa, começou a estudar piano na universidade, porém abandonou após o casamento.

Felipe (19/01/1965): o melhor amigo de Mafalda, com quem divide suas reflexões do mundo. Sonhador, odeia a escola; apaixonado dos quadrinhos do Cavalheiro Solitário; responsável e informado. Mora no mesmo condomínio de Mafalda. Se inspira no jornalista Jorge Timossi, amigo de Quino.


Manolito (Manuel Goreiro, 29/03/1965): filho de um comerciante espanhol,  vê o dinheiro como a coisa mais importante na vida. Vende bombom aos amigos fingindo de oferecê-los anotando sempre em um caderninho para no final do mês fazer a conta. Na escola só vai bem em matemática e em tudo que possa ser útil para o armazém do pai; sonha em ser rico.

Anita (Susana Beatriz Chirusi, 06/06/1965): Tem uma visão do mundo completamente contraria a de Mafalda. Digamos um pouco inutil e superficial, a única coisa que lhe interessa e um marido rico e muitos filhos,um dos quais tem que ser médico. Não interessada aos problemas do mundo demostra um despreso pelos pobres e necessitádos.

Guille (Guillermo, 1968): Irmão de Mafalda, as vezes inconcientemente compete com Mafalda nas suas reflexões e é apaixonado por Brigitte Bardot e sopa.

Miguelito: o personagem mais jovem e inocente, muito generoso e admirador de Mussoline.

Libertad (15/02/1970): uma criança muito pequena filha de uma tradutora de francês. O pai não aparece nos quadrinhos, mas é um socialista , fala muitas vezes a filha sobre a revolução social, vivem em um apartamento pequeno e sua família passa por uma péssima situação financeira.



É um dos quadrinho que adoro ler... !!!
Quem  curte Mafalda deixe um comentário e conte qual foi o quadrinho mais interessante que já leu... abraço!




2 comentários:

  1. Mafalda é uma das tiras de quadrinhos mais geniais já criadas! Eu acho até melhor que o Calvin!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a Mafalda quado eu tinha uns 13 anos todos os dias que chevada dá escola eu e uma amigas nós reuníamos em casa para ler toda a tira da malfalda!!!!
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir